" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
A Promessa do Espírito Santo - Ibson Roosevelt
O pastor J. N. Loghborough foi um dos pioneiros adventistas.Ele leu o Velho Testamento 69 vezes e o Novo Testamento 71 vezes.Sua velha Bíblia está guardada no Departamento de jovens Adventistas da Associação geral nos Estados Unidos.Se você alguma dia for visitar esse lugar,peça para vê-la,e em uma das folhas em branco você verá uma lista de promessas bíblicas.
Apresentam-se naturalmente da maneira como ele as enumerou e dizem o seguinte:promessas do Velho Testamento para o presente,2.253; par ao futuro,791.Total de promessas do Velho Testamento,3.044.Promessas do Novo Testamento para o presente,274;para o futuro,253.total de promessas do Novo Testamento.529.Total de promessas em toda a Bíblia, 3.573. 1
O apóstolo Pedro afirma?"pelas quais nos têm sido doadas as Suas preciosas e mui grandes promessas,para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina,livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo." 2
Estamos vivendo em mundo cada vez mais distante de Deus,cuja sociedade é abertamente pluralista e permissiva.A corrupção gerada no coração do ser humano por meio das paixões que há no mundo só pode ser vencida pelo poder maior do Espírito de Deus.
" É por meio do Espírito que o coração é purificado.Por ele torna-se o crente participante da natureza divina.Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda a tendência hereditária e cultivada para o mal,e gravar o Seu próprio caráter em Sua igreja." 3
Quero destacar duas das "preciosas e mui grandes promessas" da Bíblia:
1° " E porei inimizade entre ti e a mulher,e entre a tua semente e a sua semente;esta te ferirá a cabeça,e tu lhe ferirás o calcanhar." 4
Esta é a primeira promessa da Bíblia.Refere-se à vitória de Cristo sobre Satanás no contexto do Grande Conflito.Em Cristo você pode vencer Satanás e suas tentações,as quais produzem em sua natureza a "corrupção das paixões que há no mundo:.Esta vitória é obtida pela cruz por meio da atuação do Espírito em você.
" Cristo declarou:onde estiver o trono de Satanás,ali se erguerá a Minha Cruz,o instrimento de humilhação e de sofrimento.Revestindo Minha divindade com a humanidade,enfrentareia cada tentação através da qual o homem é afligido.Chamarei os poderes do Céu para Me auxiliare,a fim de que homens e mulhres,imbuídos com  Meu Espírito,possam vencer assim como Eu venci." 5
" O Espírito Santo era o mais alto dos dons que Ele podia solicitar do Pai para exaltação de Seu povo.Ia ser dado como agente de regeneração,sem o qual o sacrifício de Cristo de nenhum proveito teria sido.O poder do mal se estivera fortalecendo por séculos,e pasmosa era a submissão dos homens a esse cativeiro satânico.Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa operação da terceira Pessoa da Trindade,a qual viria,não com energia modificada,mas na plenitude do divino poder. É o Espírito Santo que torna eficaz o que foi realizado pelo Redentor do mundo." 6
Trata-se de uma promessa de vitória.O apóstolo João em sua primeira carta afirma por duas vezes: "Tendes vencido o Maligno ( I Joâo 2:13,14).E ainda revela: "Para isto se manifestou o Filho de Deus:para destruir as obras do diabo" (I João 3:8).
2° " Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Consolador,a fim de que esteja para sempre convosco."7
" A promessa da descida do Espírito Santo é mais amplamente desenvolvida no evangelho de João,nas declarações do Senhor Jesus sobre o divino paraclto (João 14:17-17,25,26; 15:26,27 e 16:5-11-15)." 8
Esta promessa foi feita no "momento mais crítico da vida deles,Jesus falou-lhes sobre a vinda do Espírito Santo como o clímax e a continuação de Sua obra na Terra em favor deles." 9
Somente Deus poderia fazer tamanha promessa por meio dos Seus profetas e principalmente do próprio Filho.Por esta razão,em Atos 1:4,Jesus a chamou de "a promessa do Pai".
Só Jesus
Nem mesmo um anjo ou homem poderia fazer tal promessa e cumpri-la.Impossível!Por isto,ninguém fez esta promessa em toda história da religão ou da filosofia.Conta-se que ao se despedir de seus discípulos Buda afirmou:"Vocêes têm de ser sua própria ;iz!" Por outro lado,quando Sócrates estava para ingerir o conteudo do copo da morte,um de seus discípulos,em profunda tristeza afirmou:"estamos orfãos".
Cristo disse:"Não vos deixarei orfãos...Mas Eu vos digo a verdade:Convém-vos que Eu vá,porque,se Eu for,o Consolador não virá para vós outros;se,porém,Eu for,Eu vo-Lo enviarei." 10
Interessante saber que a palavra grega traduzida por "orfãos",usada pelo discípulo de Sócrates é a mesma que Jesus usou para fazer a Seus discípulos a consoladora promessa.Fritz Rienecker e Cleon rogers afirmam que trata-se de uma palavra usada para "crianças deixadas sem pai e também de discípulos deixados sem mestre (Barrett)."11
A promessa feita à sombra da cruz
E. G. White afirma: "Quando Cristo fez a Seus discípulos a promesa do Espírito...Estava à sombra da cruz... Antes de Se oferecer como a vítima sacrifical,instruir Seus discípulos com respeito a um muito essencial e completo dom que ia conceder a Seus seguidores - o dom que haveria de pôr-lhes ao alcance os ilimitados recuros de Sua graça." 12
Por ocasião de Sua ascensão,Cristo repetiu a promessa: "Mas recebereis poder,ao descer sobre vós o Espírito Santo,e sereis Minhas testemunhas..." 13
Uma vez que antes da cruz e também antes da ascensão, Jesus apresentou a promessa do Espírito Santo,evidencia a proeminência do assunto em Sua mensagem para o ser humano.
" Justamente antes de deixar os discípulos e partir para as cortes celestiais,Jesus os animou com a promessa do Espírito Santo.Essa promessa pertence tanto a nós como pertenceu a eles..." 14
I- Atitude da igreja
"Assuntos de menos importância ocupam a atenção,e o poder divino que é necessário ao desenvolvimento e prosperidade da igreja e que traria após si todas as outras bênçãos,esse falta,conquanto oferecido em sua infinita plenitude." 15
" Em consequência desse silêncio sobre este tema da maior importância,a respeito de que promessa menos conhecemos em seu cumprimento prático do que dessa rica promessa do dom do Espírito Santo... A promessa do Espírito Santo é ocasionalmente apresentada em nossas palestras,incidentalmente nelas se toca,e isso é tudo.Temos demorado sobre as profecias,doutrinas têm sido expostas;mas o que é essencial à igreja a fim de que possa crescer em força e eficiência espirituais... tem sido grandemente deixado fora..." 16
Por que isto acontece? Encontramos cinco razões em apenas uma declaração de E. G.White no livro "Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos", páginas 174 e 175:
1- Crença errada em relação ao tempo.
" E impressão quanto ao Espírito Santo tem sido de que esse dom não é para a igreja agora,mas que em algum tempo no futuro..."
2- Falta de clamor e fé.
" Essa benção prometida,se reclamada pela fé,traria todas as outras bênçãos em sua esteira,e deve ser dada liberalmente ao povo de Deus...O poder de Deus espera seu pedido e recepção."
3- Atuação de Satanás.
" Pelas astutas ciladas do inimigo parece a mente do povo de Deus ser incapaz de compreender e apropriar-se das promessas de Deus." Jerome Hines afirmou:" Tão logo Deus faz uma promessa,o diabo tenta,imediamente,lançar o descrédito sobre a mesma." 17
4- Autoconfiança.
" Tem-se o povo de Deus acostumado a pensar que deve confiar em seus próprios esforços,que pouco auxílio deve ser recebido do Céu..."
5- Não sente necessidade.
" A igreja por muito tempo se tem contentado com um pouco de bençãos de Deus.Não tem sentido necessidade de alcançar os exaltados privilégios para ela comprados a um custo infinito."
II - Consequências
" Sua força espiritual tem sido fraca,sua experiência de caráter definhada e defeituosa,e estão desqualificados para a obra que o Senhor gostaria que fizessem.Não estão habilitados a apresentar as grandes e gloriosas verdades da santa Palavra de Deus,que convenceriam e converteriam almas por intermdio do Espírito Santo." 18
" A promessa do Espírito é assunto em que pouco se pensa;e o resultado é o que é de se esperar - aridez,trevas,decadência e morte espirituais." 19
Por isto,LeRoy Edwin Froom afirmou: "Estou persuadido de que existe uma unica solução para o problema que enfrentamos,individual e denominacionalemente;apenas uma provisão para nossa necessidade: e esta é o poder do Espírito Santo,o derramamento da chuva serôdia em nossa vida e serviço.esta prometida provisão,derramada sobre os arautos da ultima mensagem do Céu para a Terra,é a nossa suprema necessidade.Somente isto  nos capacitará para enfrentar esta estupenda situação e terminar a obra que nos foi entregue." 20
III - A promessa é para todos
" E acontecerá,depois,que derramarei o Meu Espírito sobre toda a carne;filhos... filhas... velhos... jovens... até sobre os servos e sobre as servar derramarei o Meu Espírito naqueles dias." 21
O que significa a expressão "toda a carne"? John Stott explica que o derramamento do Espírito Santo "independe de idade,sexo,raça e classe social.o dom inclui todos os que se arrependem e creem." 22
A Bíblia afirma que por ocasião do Pentecostes cumpriu-se a profecia de Joel,pois:" Todos ficaram cheios do Espírito Santo" 23 .Nesse contexto,o apóstolo Pedro aplicou a profecia de Joel ao Pentecoestes24 e confirmou sua natureza universal quando disse:"... e recebereis o dom do Espírito Santo.Pois para vós outros é a promessa,para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe,isto é,para quantos o Senhro nosso Deus,chamar."25 Então,todos que aceitam o chamdo divino herdam,por meio do arrependimento e da fé,a promessa com seu cumprimento divino.
White diz: " A promessa do Espírito Santo não é limitada a algum século ou raça.Cristo declarou que a divina influência de Seu Espírito estaria com Seus seguidores até o fim.Desde o dia de Pentecostes até ao presente, o Confortador tem sido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu serviç." 26
IV - Beçãos espirituais da promessa
No momento em que a promessa cumpriu-se no Pentecostes,a igreja composta por seus líderes e membros,tornou-se unica,poderosa e totalmente diferente de qualquer outro movimento religioso.Por intermédio desta benção a ingreja experimentou:
a) Fruto do Espírito (Gálatas 5:22,23).
b) Dons do Espírito ( 1Coríntios 12:1-11).
c) Crescimento Integral (Atos 2:41-47; 4:32-35).
V - Condições para o cumprimento da promessa
Relata a história,que um dos antigos reis da Saxônia,Alemanha,marchou com resolução a frente de seus exércitos com o propósito de combater as tropas reveldes que se levantam contra ele em determinada província de seu reino.
Após uma sangrenta batalha,apesar da bravura dos rebeldes,eles foram encurralados e derrotados.O rei então ao reconquistar seu território prometeu perdão coletivo a todos aqueles criminosos políticos e militares,desde que se rendessem incondicionalmente e jurassem completa lealdade diante do trono.
Para tano,ele estabeleceu um período de tempo por meio de uma enorme tocha,cujas chamas podiam ser vistas de muito longe.Enquanto a tocha estivesse acesa os rebeldes poderiam aproximar-se para receber a anistia,ou seja,o cumprimento da promessa.
O feixe luminoso estava na parte central e mais alta do castelo.E em uma larga torre do edifício,o porta-voz do rei proclamava a todos a urgência com a qual deveriam aceitar tão grande convite de misericórdia.
Enquanto a grande tocha não se apagasse,a promessa seria cumprida na vida de todos que se arrependessem e cressem.
No ponto mais alto da Palavra de Deus tremula a promessa do Espírito Santo,que será concedido a todo aquele que entregar sua vida a Cristo.Enquanto o fogo de Deus não se apagar a promessa é para você!

Referências:
1-Eric B. Hare,Começando com Deus,p. 8.   2-II Pedro 1:4.   3- E. G. White,O Desejado de Todas as Nações, p. 646.
4- Gênesis 3:15.   5- Woodrow W. Whidden,Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 190.   6- E. G. White,O Desejado de Todas as Nações, p. 646.   7- João 14:16.   8- R. N. Champlim e J. M. Bentes,Enciclopédia de Bíblia,Teologia e Filosofia,vol,1 , p. 464.   9- LeRoy Edwuin Froom,A Vinda do Consolaror,p. 25.   10- João 14:18 e 16:7.   11-Fritz Rienecker e Cleon Rogers,Chave Linguístuca do Novo Testamento Grego,p. 185.   12- E. G. White,Atos dos Apóstolos,p. 47.   13- Atos 1:8.   14- E. G. White,Testemunhos Para Ministros e obreiros Evangélicos,p. 174.   15- E. G. White,Testemunhos Seletos,vol. 3, p. 212.   16- E. G. White,Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicso, p. 174.   17- Moisés Marinho de Oliveira,7 Mil Ilustrações e pensamentos,p. 250.   18- E.G. White,TEstemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos,p. 175.   19- E. G. White,Testemunhos Seletos,vol.3, p. 211.   20- LeRoy Edwin Froom,A Vinda do Consolador ,p. 13 e 14.   21- Joel 2:28,29.   22- John Stott,Batismo e plenitude do Espírito Santo,p. 29.   23- Atos 2:4.   24- Atos 2:17,18.   25- Atos 2:38 e 39.   26- E. G.White,E Recebereis Poder, p. 9
Revistas
Reavivamento Agora